Broca Trefina Trituradora

Broca Trefina Trituradora

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Removedor de Implantes

Removedor de Implantes

Há muito pouco tempo, a idéia de remoção de implante era praticamente uma heresia, "só se for de um colega". E ainda "e deve estar com uma super complicação".

Por anos a idéia foi só colocar, não remover, sobretudoosseointegrado.

Hoje, ao contrário, muitos se utilizam da idéia para aprimorar resultados. A concepção dominante é reposicionar sem perda óssea.

Como remover um implante? Neste momento, há duas vertentes.

A opção de utilizar brocas trefinas tem o inconveniente de remover muito osso além do implante, justamente aonde você mais vai precisar dele. Embora seja um procedimento rápido, lhe deixa sem grandes perspectivas.

E a outra opção é utilizar um removedor de implante - um parafuso de rosca invertida - para remover o implante osseointegrado sem perda óssea.

Isso mesmo, num procedmento super rápido você remove o implante mal-posicionado ou condenado. Certamente, precisa de um pouco de treino, mas os colegas que utilizam bastante relatam o quão fácil é utilizar o tal parafuso.

No mercado, há várias opções. A mais tradicional é o Retrieval, da Nobel Biocare - na faixa de 240,00 a 280,00. Depois, os nacionais tipo exportação - entre 140,00 a 186,00. E os "tabajaras", que estão entre 65,00 a 125,00.

O modelo da Nobel - Retrieval - tem encaixe hexagonal, própria para seu sistema Replace. Ou seja, você fica restrito à catraca Nobel e um modelo da Neodent.

Os nacionais, de qualidade exportação, são confeccionados por empresas de alta qualificação, não obstante uma ou outra tenha tido insucessos na fase inicial, até achar a medida exata de resistência, têmpera e design. O encaixe, como não poderia deixar de ser, é quadrada, comum às catracas e aos torquimetros.

Há ainda opção de plataforma maior ou menor de 4,1. Elas são de uso universal, pois até para implantes de hexagono interno,portanto com "cano curto", você tem a opção de cortar o terço inicial do parafuso para propiciar o travamento da peça ao implante.

Os chamados tabajaras são opções econômicas pouco racionais, com algumas exceções.

Como utilizar os removedores de implante?
A técnica dominante é, após estudo do caso e escolha de procedimento, posicionar o parafuso de rosca invertida no orifício exposto do implante e rosquear manualmente o parafuso invertido no sentido anti-horário até que trave no implante.
Neste momento, lance mão de sua chave catraca ou torquimetro para dar contra-torque com delicadeza, até que quebre a ligação (embricamento) do osseo ao implante.

Normalmente, com treino, foram ai 10 a 20 segundos. Vamos a duas dicas interessantes:
* Mas, e se o implante estiver entre dentes - utilize um prolongador para facilitar o uso da chave.
* É descartável? O Nobel tem esta indicação, mas fora do Brasil. Já os nacionais, são utilizados em média de 5 a 10 vezes. Os tabajaras, por sua vez, são usados de 1/2 a 3 vezes. 
* Como soltar o parafuso de rosca invertida do implante removido? Pegue um alicate convencional para prender o implante e uma catraca para dar um contra-torque na peça.

Por Edison de Aragão - consultas pelo e-mail edison@aragao.com

2 comentários:

  1. Olá, estou desenvolvendo um trabalho na faculdade, relatando um caso clínico com a remocao do implante com a tecnica de contra torque, no trabalho apresento as vantangens e desvantagens de se utilizar a broca trefina e a tecnica de contra-torque. Enfim, gostaria de saber de vcs podem me ajudar, informando algum artigo em eu possa acrescentar no meu trabalho, uma vez que com esse tema fica díficil encontrar artigos na literatura que descreva vantagens e desvantangens.

    Obrigada pela atenção, fico no aguardo.

    andrielle_castro@hotmail.com
    Andrielle Castro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Post, Um conteúdo de expressão com foco para a apresentação do produto e sua aplicação.
    Vale apena conferir: oficinacirurgica.com.br
    Saudações aos amigos.

    ResponderExcluir